Bandeira Científica

QUEM SOMOS

É um projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo com caráter interprofissional e assistencialista, que inclui mais de 11 cursos da universidade. A cada ano realiza-se uma expedição para um município vulnerável do país, com o objetivo de realizar intervenções com foco na saúde.

Bandeira Científica

É um projeto de extensão universitária da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com caráter interprofissional e assistencialista, que inclui mais de 11 cursos da USP (Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Engenharias, Economia, Administração e Contabilidade). A cada ano realiza-se uma expedição para um município vulnerável do país, com o objetivo de realizar intervenções com foco na saúde.

 

O Projeto Bandeira Científica foi idealizado no início da década de 1950 por acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade deSão Paulo (FMUSP), sendo consolidado a partir de 1957.

Voltada para a educação e a pesquisa de campo na área médica, a Bandeira manteve em vista a atuação dos estudantes (em média 25 por ano) em um contexto diferente daquele visto nos hospitais, por meio do contato com diferentes realidades da população brasileira.

A partir dos dados coletados durante as expedições, o projeto gerou diversos artigos para publicações científicas, principalmente nas áreas da microbiologia e da parasitologia. Em 1969, foi interrompido devido a problemas políticos entre o regime militar e a Faculdade.
 

Voltar

NOTÍCIAS ASSINAR O FEED

  • SIGA-NOS